+55 (31) 3681-6388
Pesquisar
Close this search box.

Capnografia como ferramenta de monitoramento

A capnografia são os dados gerados através do monitoramento da concentração ou pressão parcial de dióxido de carbono nos gases respiratórios, tendo como principais aplicações durante procedimentos de anestesia e terapia intensiva.

Em tempo real, ela monitora a pressão parcial / concentração de CO2 expirados pelo paciente durante a ventilação mecânica.

Sendo cada vez mais aplicada por equipes médicas de emergências, no suporte da avaliação e tratamento de pacientes em ambientes pré-hospitalar, seu uso inclui por exemplo, a verificação e monitoramento posicional de tubos endotraqueais e até mesmo a inserção às cegas de dispositivo em vias aéreas de pacientes.

A American Heart Association (AHA), afirmou em suas Diretrizes para RCP e Cuidados Cardiovasculares de Emergência, a importância da aplicação do monitoramento por capnografia para verificar e garantir a colocação do tudo endotraqueal em pacientes. Ela ainda observa que a capnografia pode ser usual para monitorar a eficácia da RCP e como indicação precoce de retorno da circulação espontânea.

Recursos de Capnografia

Há alguns anos os monitores para acompanhamento de pacientes passaram a incorporar tecnologias e recursos baseados na captação de dados por capnografia, com módulos integrados que estabelecem padrões para indicadores do CO2 em pacientes. São eles:

Microstream

Mede-se continuamente os teores de CO2 da respiração, valores de EtCO2, CO2 reinalados (ICO2) e frequência respiratória (FR), de pacientes entubados e não-entubados, adulto, infantil e neonatal.

Mainstream

Ou Fluxo Principal, é a incorporação no capnógrafo de sensor infravermelho, próximo ao tudo endotraqueal. É muito utilizado em pacientes pediátricos. Desta forma, elimina-se a dificuldade de amostragem de ar expirado e do tempo prolongado de resposta.

Sidestream

Neste recurso, o volume de gás é continuamente aspirado do circuito de ventilação, sendo transmitido por condutores de nylon ou teflon até a câmara analisadora, onde a amostra pode ser descartada no ar ou devolvida ao circuito da ventilação via um tubo secundário.

A importância do parâmetro ETCO2

A capnografia tem sido cada vez mais utilizada no cuidado com pacientes vítimas de paradas cardiorrespiratórias, desta forma, a medida pelo CO2 no fim da expiração – ETCO2 – possibilita uma continua monitorização não invasiva dos gases alveolares.

Segundo a American Heart Association, temos alguns cenários onde o ETCO2 pode ser um importante guia para procedimentos e o fornecimento de prognósticos em pacientes. A checagem da inserção do tubo orotraqueal na via área após a intubação é uma delas.

Também pode-se executar a monitorização da qualidade das compressões torácicas esperando que o paciente obtenha pelo menos 10mmHG no final da expiração (ETCO2), definindo inclusive aspectos como a profundidade das manipulações, frequências por minuto, local correto etc.

Pode-se ainda detectar o retorno a circulação instintiva (ou espontânea) do paciente, onde observa-se na curva de capnografia uma elevação nos valores.

Tecnologias existentes de ETCO2

Com a evolução tecnológica, sendo o segmento da saúde um dos que mais contribuíram para o patamar elevado dos equipamentos médicos, produtos e acessórios foram sendo incorporados aos instrumentais de trabalho das equipes intensivistas nas instituições para otimizar o suporte e trato das condições cardiorrespiratórios.

No caso dos sensores capnográficos que foram sendo desenvolvidos para integração com qualquer aparelho para monitoração, permitiu-se a visualização das informações sobre os gases em tempo real, onde o sensor é conectado a rede de respiração do paciente para a monitorização dos gases inspirados/expirados por exemplo, durante procedimentos de anestesias e ventilações mecânicas. Sendo de fundamental importância a utilização com equipamentos de monitoramento de sinais vitais.

Há no mercado diversas opções de equipamentos que acompanham essa exigente condição, sendo os monitores da linha Vita Series da Alfamed, referência consolidada em segurança, desempenho clínico e interface e manuseabilidade amigável para o profissional. Saiba mais…

Rolar para cima