Pesquisar
Close this search box.

A importância de uma imagem sem delay para o uso clínico da ultrassonografia 

Exame sendo feito em carótida. Imagem sem delay

Fluidez do exame é fundamental para assertividade do diagnóstico, acompanhamento de procedimentos e intervenções guiadas

Talvez você ainda não tenha compreendido a importância de uma imagem sem delay para a realização de um exame de qualidade com ultrassom. Este artigo vai abrir os seus olhos para esse item que é fundamental, principalmente falando de equipamentos ultraportáteis.

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é o delay? O termo, que na tradução do inglês significa atraso, indica uma lentidão na visualização das imagens produzidas pela sonda e a sua exibição em tela. O que é captado durante o exame só poderá ser visualizado segundos depois. E mesmo esse prazo sendo considerado ínfimo quando falamos do tempo normal, para um exame de ultrassonografia é extremamente relevante.

Na prática clínica, a imagem fluida garante precisão, elimina possibilidade de erros e agiliza os exames realizados. É a garantia que o enfermeiro, médico ou profissional de ultrassonografia veja em tempo real exatamente o que está acontecendo com o paciente.

Quando vamos para os casos específicos, é possível ver ainda com mais clareza a importância desse quesito. Em uma intervenção guiada, por exemplo, o ultrassom representa os olhos do profissional nas estruturas internas do paciente e na imagem da agulha. Se há qualquer demora na comunicação entre sonda e exibição de imagem, a chance de erro é enorme. A visualização precisa ser exata para que a ação do profissional também seja. 

imagem aplicativo dominus
Vaso superficial da face

Para acompanhamento de procedimentos, como passagem de sondas alimentares ou até injeção de ácido hialurônico, a importância da imagem sem delay é a mesma. Só a exibição do exame em tempo real vai permitir a assertividade do ponto interno necessário para o sucesso da técnica. Seguindo com os exemplos, caso a sonda não esteja posicionada no local exato, a nutrição daquele paciente não vai acontecer da forma adequada. E no caso do ácido hialurônico, a substância injetada na área errada pode causar danos e ainda não gerar o resultado desejado. 

Por fim, para o diagnóstico, é fundamental que o profissional tenha clareza que a imagem exibida naquele segundo é exatamente onde está posicionada a sonda. A imagem das estruturas é complexa e tem diferença de paciente para paciente. Se o delay for mais um complicador, a análise ficará muito prejudicada.

Sonda tecnológica + Conectividade exclusiva + Aplicativo eficiente + Tablet moderno = Delay zero

Mas afinal, como é possível garantir que a exibição da imagem feita pelo ultrassom seja exibida sem qualquer delay em tela? No caso do Dominus, ultrassom ultraportátil da Alfamed, quatro fatores respondem à pergunta. Começando pela qualidade da sonda. 

A imagem gerada pelo transdutor depende da excelência do equipamento. O Dominus possui um cooler que garante o resfriamento do aparelho e impede que ele trave durante a realização do exame. 

A conectividade entre aparelho e tela também é fundamental para garantir uma imagem sem delay. No caso do Dominus, uma rede Wi-Fi exclusiva interliga os dois e permite a realização do exame até em áreas remotas sem acesso à internet. A conexão também fica resguardada de qualquer outra interferência de demais redes. 

A tela que exibe o exame também contribui para imagens fluidas. E por isso, o Dominus é acompanhado de um tablet Vaio ou Samsung com alta resolução. Ambos possuem processamento e adequado para a exibição das imagens. O ultrassom tem conectividade com equipamentos IOS, Windows e Android, mas para garantir que não haverá qualquer influência da tela no trabalho da sonda, a Alfamed opta pela comercialização do item com este acessório. 

Por fim, o segredo do Dominus para oferecer uma imagem fluida e sem delay está no aplicativo. Desenvolvido pelo time interno da empresa, o software foi pensado para garantir a máxima performance do ultrassom e da tela. Ele está sempre sob supervisão da equipe de tecnologia da empresa para correção de bugs e upgrades que vão potencializar os resultados do equipamento. 

Saiba mais sobre o Dominus

Com um sistema que funciona de maneira integrada, o Dominus é o equipamento fundamental para diversos tipos de uso dentro de atendimentos médicos. Ele consegue entregar resultados precisos e confiáveis em qualquer situação, pode ser em ambulâncias, centros cirúrgicos, em exames de emergência, na área esportiva, estética, odontológica, hospitais, clínicas médicas, procedimentos dermatológicos e até em clínicas da dor.

Um item leve, pequeno e extremamente fácil de transportar. O ultrassom ultraportátil Dominus, da Alfamed, permite a realização de exames em qualquer ambiente com agilidade, sem complicações e até em áreas remotas. Com design moderno, confortável e descomplicado, a sonda do ultrassom de mão conta com uma tecnologia que oferece uma imagem de alta qualidade. O equipamento tem vários modelos disponíveis, adaptando-se à especialidade médica. 

linha dominus

Linear: 5 – 10 MHz 4.5/12.5 MHz

Setorial: 1.7 – 3.7 MHz

Convexo: 2 – 5 MHz

Microconvexo: 3 – 9 MHz

Linear Alta Frequência: 4 – 20 MHz

Endovaginal: 4 – 8.5 MHz

Saiba mais sobre o Dominus falando com um dos nossos especialistas!
https://alfamed.com/contato/

plugins premium WordPress
Rolar para cima