Com o ultrassom ultraportátil, é possível visualizar o procedimento em tempo real garantindo com exatidão o posicionamento da agulha
A punção suprapúbica é um procedimento médico utilizado para a coleta de amostras de urina ou para drenagem da bexiga urinária. Durante o procedimento, uma agulha é inserida diretamente no órgão através da parede abdominal, logo acima da região pubiana. Esse procedimento é feito sob anestesia local ou sedação e tem diferentes objetivos: coletar urina estéril, quando há suspeita de infecção do trato urinário e o paciente não consegue fornecer uma amostra limpa ou tem dificuldade na coleta; retenção de urina aguda, quando não é possível realizar uma drenagem por outros meios e para evitar infecções e danos aos rins; e quando o cateterismo não é indicado ou não é possível.
O procedimento, geralmente, é seguro, mas, como qualquer intervenção, pode ter riscos, como infecção ou lesão da bexiga ou órgãos adjacentes. Para garantir a precisão e exatidão da manobra, a ultrassonografia é a indicação. O ultrassom desempenha um papel fundamental na realização de uma punção suprapúbica, oferecendo uma orientação precisa durante o procedimento e muitos outros benefícios. São eles:
Localização precisa da bexiga: O ultrassom permite visualizar a bexiga em tempo real, ajudando a encontrar a posição exata para a punção, evitando lesões em áreas que possam estar em risco (como intestinos ou vasos sanguíneos).
Avaliação do volume de urina na bexiga: O ultrassom permite medir a quantidade de urina acumulada na bexiga, auxiliando na decisão sobre o momento ideal para realizar a punção, especialmente em casos de retenção urinária.
Auxílio e suporte na escolha dos utensílios: Com a medição da distância entre a superfície da pele e a bexiga, possível de ser feita com o equipamento, o profissional consegue escolher o tamanho da agulha para alcançar o órgão garantindo uma única inserção.
Monitoramento em tempo real: Durante a punção, o ultrassom pode ser utilizado para acompanhar a progressão da inserção da agulha e garantir que ela atinja a bexiga sem causar complicações, oferecendo uma abordagem mais segura e minimizando erros.
Redução da dor e desconforto: A orientação ultrassonográfica torna o procedimento mais rápido e preciso, diminuindo a necessidade de tentativas repetidas e, automaticamente, reduzindo o desconforto e a dor para o paciente.
Maior taxa de sucesso: Com o uso do ultrassom, o risco de falha no procedimento diminui, e a chance de obter uma amostra de urina de boa qualidade ou aliviar a retenção urinária com sucesso aumenta.
Ultrassom ultraportátil é o mais indicado para o procedimento
Para a realização de punções suprapúbicas, os equipamentos de ultrassom ultraportáteis são os mais indicados, já que além de toda a portabilidade, eles ainda são menores, mais leves e fáceis de serem posicionados na região abdominal e em ambientes clínicos beira leito que geralmente tem espaço limitado. Além disso, alguns modelos, como o ultrassom ultraportátil Dominus, da Alfamed, dispensam o uso de cabos de energia e conexão pois tem bateria e conexão wi-fi com o tablet que exibe as imagens.
A escolha da sonda também é crucial para garantir uma boa visualização da bexiga e facilitar a punção. Para esse tipo de procedimento, a sonda convexa é a recomendada. Isso porque, possui uma frequência mais baixa de 2 a 5 MHz, permitindo uma maior penetração e profundidade de visualização.
Sistema de imagem também pode ser auxílio para na inserção e conferência de sondas no trato urinário
O ultrassom também pode ser a ferramenta ideal para guiar a equipe médica na inserção e no posicionamento de sondas, especialmente em procedimentos no trato urinário. Essas intervenções exigem a localização precisa de estruturas internas e o ultrassom não só orienta o profissional quanto à localização exata da sonda, mas também ajuda a garantir a inserção precisa. Confira os benefícios de utilizar a ultrassonografia nessa manobra.
- Segurança: Reduz o risco de lesões em órgãos adjacentes, vasos sanguíneos ou estruturas sensíveis.
- Precisão: Garante que a sonda seja posicionada no local correto, aumentando a eficácia do procedimento.
- Rapidez e eficiência: O tempo do procedimento pode ser reduzido, uma vez que a visualização em tempo real permite ajustes rápidos e evita tentativas repetidas.
- Conforto para o paciente: O uso do ultrassom pode minimizar o desconforto, já que o procedimento é mais preciso e menos invasivo, com menor necessidade de repetição ou ajustes imprecisos.